Crise de dor lombar e a musculatura! Quais as principais causas e tratamentos?

Importância da musculatura lombar como apoio para nossa coluna.

A parte inferior da nossa coluna, chamada de coluna lombar, trabalha em conjunto a uma série de tecidos moles, os músculos, para manter o corpo ereto e sustentar o nosso peso, todo o nosso peso não fica sustentado apenas pela coluna, uma estrutura óssea e rígida que se desgastaria rapidamente com a sobrecarga de peso e excesso de movimentação.  Os músculos da região lombar ajudam a suportar nosso peso e dão flexibilidade a nossa coluna, absorvendo muito do movimento que realizamos diariamente. Se os músculos são submetidos a muito estresse, podem apresentar contraturas, sofrer com processos inflamatórios e consequentemente causar dor das mais diversas formas, inclusive com dor referida, aquela que pode correr pela perna, simulando um sintoma idêntico a uma hérnia de disco.

Quando a musculatura da região lombar é utilizada de forma incorreta e sobrecarregada, a área de inserção da musculatura geralmente fica inflamada. A inflamação, ou inchaço local, é parte de uma resposta natural do corpo à lesão contínua e repetitiva, assim o sangue é direcionado para o tecido ferido a fim de restaurá-lo. Os músculos inflamados podem ter espasmos, ficar sensíveis ao toque ou cãibras e se contraírem fortemente, causando dor intensa e pequenos calombos, elevações devido as contraturas musculares, frequentemente referidos pelos pacientes.

Musculatura.
Musculatura normal e contraída.

Músculos mais afetados: Quadrado Lombar; Longuíssimo, Multífido, Eretores da Espinha, Glúteos Médio, Máximo e Piriforme.

Músculos estabilizadores.
Músculos estabilizadores região lombar e quadril.

Características de uma dor de origem muscular.

A dor pode ser em crise e ser mais intensa nas primeiras horas e dias, quando a musculatura não esta alongada. É normal sentir um aumento da dor com certos movimentos ou posições, como inclinar-se para a frente, para trás ou ficar em pé por período prolongado. Dor moderada contínua e rigidez geralmente são sentidas por 1 a 2 semanas enquanto os músculos cicatrizam. Dor ao segurar certos objetos, realizar movimentos ou ficar em posições inadequadas, podem gerar crises de dor por utilizar o músculo já lesionado. Possuem uma característica muito evidente que é a dor a palpação do músculo, o que ajuda e muito a diferenciar de dores mais profundas como as causadas pelas patologias da coluna. Outro sinal importante é a auto resolução, ou seja, passam com 3-4 semanas, e melhoram também com analgésicos simples.

Causas de uma dor lombar de origem muscular.

• Levantar peso excessivo de forma repetitiva ( Trabalho com carga como caldeira).
  • Impacto ou pancada forte na região lombar. ( Praticantes de esporte).
  • Movimentos repetitivos ( Trabalho como operador de máquinas).
  • Posturas inadequadas ( Sentar sem o devido apoio para a região lombar).
  • Fraqueza dos músculos abdominais e lombares ( Sedentário ).
  • Iniciante em atividades esportivas ( Músculos inicialmente mal preparados ou alongados para a prática de esporte).

Como é feito o diagnóstico? Precisa de exame de Imagem?

O diagnóstico de uma dor lombar de origem muscular é facilmente realizado por uma boa história clínica e um bom exame físico, a realização de exame de imagem é dispensável e deve ser realizada apenas se encontrado sinais de alarme, a realização de exame de imagem como a ressonância magnética vai levar a achados inespecíficos da coluna que na grande maioria dos casos não são a causa, podendo levar a procedimentos e tratamentos desnecessários ou incorretos.

Simbolo negativo a Resonância
Não realizar ressonância sem indicação.

Prevenção e Tratamento.

A prevenção se baseia em:

• Manter peso corporal adequado.
  • Manter musculatura forte na região abdominal e lombar.
  • Evitar posturas inadequadas.
  • Evitar sobrecarga lombar com pesos excessivos.
  • Realizar atividades aeróbicas, principalmente em piscina.
  • Realizar alongamentos após realização de exercícios ( músculos que devem ser alongados).
    • Músculos da lombar.
    • Glúteos.
    • Quadril.
    • Posteriores de Coxa.

O tratamento das crises de dor é baseado em:

• Uso de Anti-Inflamatórios, Analgésicos e Relaxantes Musculares.
  • Alongamento muscular.
  • Massagem local ( Ajuda na liberação das contraturas musculares).
  • Uso de terapias locais com gelo e calor.
  • Acupuntura

Sofre com dor lombar importante e precisa de ajuda, procure um profissional devidamente habilitado, sua saúde e qualidade de vida agradecem, uma simples orientação pode mudar sua vida. Agende uma consulta.