Crise de dor lombar e a coluna. Quais as principais causas e tratamentos?

A coluna lombar é sem sombra de dúvidas uma causa importante de dor lombar, quando ela é a responsável, geralmente encontramos problemas importantes e que podem vir a necessitar de algum tipo de procedimento, seja ele invasivo ou minimamente invasivo. Este artigo tem como interesse expor e descrever as principais causas de dor lombar onde a coluna pode ser o fator causador.

Lombalgia
                 Região da Coluna Lombar

Discopatia Degenerativa é diferente de  Hérnia de Disco Lombar.

Os discos são como amortecedores entre os ossos da coluna e são projetados para ajudar a coluna a se manter flexível enquanto resiste a forças terríveis em planos diferentes de movimento. Cada disco possui duas partes: Uma camada externa, firme e resistente, chamada de ânulo fibroso, essa parte externa contém uma inervação que podem transmitir dor. Se o disco se romper nessa camada, pode doer bastante por irritar os nervos que estão ali envolta. A outra parte é o núcleo macio e gelatinoso, chamado de núcleo pulposo. Esta parte do disco contém proteínas que podem fazer com que os tecidos que tocam fiquem inchados e sensíveis. Se essas proteínas vazarem para os nervos da camada externa do disco, também podem causar muita dor. Então, sem suma temos duas causas de dor de origem da coluna que são as mais comuns, a discopatia com fissura do ânulo fibroso com saída de material inflamatório causando dor, ou a sua completa ruptura com saída de material e compressão e inflamação da raiz, neste caso a hérnia de disco lombar.

Todos nós estamos em um processo de envelhecimento contínuo, esse processo leva a desidratação e perda da irrigação sanguínea do disco intervertebral, pela morte dos pequenos vasos que irrigam o disco, leva a chamada, discopatia degenerativa.

Ilustração de disco saudável e degenerado

Quando nascemos, o disco contém cerca de 80% de água. À medida que envelhecemos, o disco seca deixando de absorver os impactos do dia dia. Atividades diárias e esportes de impacto, podem causar lacerações no núcleo externo do disco, e consequente dor. Aos 60 anos, a maioria das pessoas apresenta algum grau de degeneração do disco.

Ressonância com disco saudável e degenerado

Os sintomas comuns desta condição incluem:

• Dor que piora ao sentar. Na posição sentada, os discos da região lombar têm três vezes mais carga do que quando em pé.
  • Dor que piora ao dobrar, levantar ou torcer.
  • Sentir-se melhor caminhando ou mesmo correndo do que sentado ou em pé por longos períodos.
  • Sentir-se melhor mudando de posição com frequência ou deitado.
  • Períodos de dor intensa que vêm e vão. Estes duram de alguns dias a alguns meses antes de melhorar. Eles podem variar de dor persistente a dor incapacitante. A dor pode afetar a região lombar, as nádegas e as coxas ou o pescoço, dependendo da localização do disco afetado, irradiando-se para os braços e mãos.
  •  Fraqueza nos músculos das pernas ou pé caído, um possível sinal de lesão na raiz nervosa, quando o abaulamento é importante.

Quais as opções de tratamento?

• Artroplastia do Disco ( Troca completa do disco por prótese)
  • Bloqueios Intra-discais ( Medicações Analgésica que aplicamos dentro do disco)
  • Manejo com terapias para tratamento da dor ( Acupuntura, Coletes, entre outros)

Artrite Facetária.

A articulação facetária é outra causa importante de dor, como toda articulação ela possui uma lubrificação e é envolta por uma capsula articular. Com a idade esta capsula perde força, as faces da articulação ficam mais grossas e irregulares, e o fluido articular diminui em quantidade, aumentando o contato entre as articulações, consequentemente inflamação e dor.

Dor na articulação Facetária

Os sintomas mais comuns desta condição são:

• Dor lombar ou cervical em peso, com piora a movimentação.
  • Dor lombar ou cervical que tipicamente piora com a extensão.
  • Formigamento em membros inferiores de leve intensidade (perna).
  • Dor irradiada para membros inferiores ( perna).

Quais s opções de tratamento?

• Tratamento medicamentoso com uso de anti-inflamatórios e analgésicos.
  • Bloqueios ou Infiltrações utilizando anestésicos locais. ( Utilizamos Ultra-som ou Radiografia para realização)
  • Denervação facetária, utilizando calor através de radiofrequência.
  • Tratamentos complementares como acupuntura, hidroginástica entre outros.

Hérnia de Disco Lombar.

A hérnia discal lombar consiste em um deslocamento do conteúdo do disco intervertebral – o núcleo pulposo – através de sua membrana externa, o ânulo fibroso, geralmente em sua região póstero lateral. Dependendo do volume de material herniado, poderá haver compressão e irritação das raízes lombares e do saco dural, representadas clinicamente pela dor conhecida como ciática.

A hérnia discal ocorre principalmente entre a quarta e quinta décadas de vida (idade média de 37 anos), apesar de ser descrita em todas as faixas etárias. Estima-se que 2-3% da população vão desenvolver uma hérnia de disco sintomática na vida. Por ser tão comum, chega a ser considerada um problema de saúde mundial, em decorrência de incapacidade que causa.

O fator que desencadeia a dor ciática é a compressão mecânica da raiz nervosa pela hérnia discal. Em decorrência desta, há isquemia e fenômenos que sensibilizam a membrana à dor. O quadro clínico típico de uma hérnia discal inclui lombalgia inicial, que pode evoluir para lombociatalgia (em geral, após uma semana) e finalmente, persistir como ciática pura.

O que é importante enfatizar é que a história natural da ciática por hérnia de disco é de resolução acentuada dos sintomas em torno de quatro a seis semanas. Por essa razão é que o tratamento inicial deve ser sempre conservador, explicando ao paciente que o processo tem um curso favorável. Quando o quadro de dor não regride após 4-6 semanas, paciente apresenta perda de força no membro inferior ou perda de sensibilidade, a indicação de descompressão fica clara. Existem técnicas para realização dessa descompressão, a discectomia percutânea, microcirurgia aberta e a técnica endoscópica.

Discectomia Percutânea

Microdiscectomia Aberta

Discectomia Endoscópica

O tratamento da hérnia de disco sempre deve passar pelo tratamento conservador, visto que a dor da hérnia é auto limitada, durando em média 4-6 semanas, pela resolução do processo inflamatório e involução do fragmento pela perda da irrigação sanguínea. O tratamento conservador não está indicado em situações de urgência como a cauda equina, fragmentos de grande volume apertando todas as raízes, pacientes com déficit importante, não conseguindo utilizar os músculos que a raiz inervar, o que demonstra sofrimento importante e necessidade de descompressão precoce.

Estenose de Canal Vertebral.

A estenose espinhal é uma doença causada pelo estreitamento do canal espinhal. Em termos médicos, estenose se refere a um estreitamento ou constrição de um duto ou passagem. Esse estreitamento ocorre devido a doenças congênitas ou degenerativas. Na doença degenerativa, ocorre comprometimento do disco intervertebral, formação de osteófitos, hipertrofia facetária e ligamentar, levando este conjunto de alterações a uma diminuição do diâmetro ântero posterior e transverso do canal lombar. Ela ocorre de forma insidiosa, com períodos de piora e melhora, com evolução lenta, associada a comorbidades que aparecem no envelhecimento da população, o que dificulta o diagnóstico diferencial.

Descrição de Canal Estreito Lombar em Ressonância Magnética
Estenose absoluta do canal vertebral em nível L3-L4

O paciente evolui com quadro de claudicação neurogênica, ele caminha por alguns metros e sente uma fraqueza nas pernas, essa fraqueza tende a melhorar quando ele flexiona o corpo anteriormente, o que abre o canal vertebral e descomprime as raízes nervosas. O diagnóstico é feito com exame de ressonância e radiografia para avaliar instabilidade no segmento. Está indicada a cirurgia de descompressão e fixação se for identificado instabilidade local.

Laminectomia e artrodese

Estas são as patologias mais encontradas no dia a dia do consultório do médico especialista em coluna, outras patologias como espondilolistese, fraturas osteoporóticas e tumores da coluna, também são encontradas mas em menor grau. Artigos individuais para cada uma dessas patologias você encontra aqui no blog.

Sofre com dor lombar importante e precisa de ajuda, procure um profissional devidamente habilitado, sua saúde e qualidade de vida agradecem, uma simples orientação pode mudar sua vida. Agende uma consulta.