Hidrocefalia

A hidrocefalia, como o nome diz (hidro = água e céfalo = cabeça), é o acúmulo de líquido cefalorraquidiano (LCR) nos ventrículos cerebrais. Esse excesso de líquido provoca dilatação dos ventrículos, podendo ocasionar compressão e danos nas estruturas cerebrais, principalmente pelo aumento da pressão intracraniana.
Mais comum em crianças e idosos, pode acometer pessoas de qualquer idade. A causa pode ser congênita ou adquirida (infecções, tumores cerebrais, traumatismos, hemorragias, AVC ou até mesmo neurocisticercose, doença provocada por parasita).
Os sintomas variam de acordo com a faixa etária do paciente. Em recém-nascidos e bebês, por exemplo, temos o crescimento rápido da cabeça e a alteração do formato do crânio, moleira dilatada, olhar voltado para baixo, sonolência, irritabilidade e atraso no desenvolvimento psicomotor. Já crianças maiores e jovens apresentam dores de cabeça, perda da coordenação e equilíbrio, náuseas e vômitos, sonolência, irritabilidade, desatenção e convulsões. Em idosos, traz demência e perda progressiva de memória, lentidão de movimentos e urgência para urinar.
O tratamento, quando possível, é voltado para a correção do problema que provoca o acúmulo de líquido (infecção ou tumor, por exemplo), realizado com medicamentos. Porém, a maior parte dos tratamentos é cirúrgica, podendo a intervenção acontecer inclusive durante a gestação.
Procure sempre um especialista em neurocirurgia.


Agende sua consulta

Center ClínicaVoltar