Malformação de Chiari

Também conhecida como Síndrome de Arnold-Chiari, apesar de um número de casos baixo, não é considerada uma doença rara. Caracteriza-se pela descida da parte inferior do encéfalo (amídalas cerebelares e da parte inferior do cerebelo) pelo orifício occipital, forame magno, em direção ao canal vertebral. Subdivide-se em 4 tipos clássicos e 2 que foram descobertos mais recentemente.
Os sintomas mais frequentes são fraqueza nos membros inferiores, instabilidade na marcha, cefaléia occipital, perda parcial da motricidade nos membros, dificuldade na deglutição, dores no pescoço, entre outros.
As complicações dependem do grau de compressão medular, elas impactam diretamente a qualidade de vida do paciente, limitando suas atividades normais, trazendo dor crônica, com risco de morte súbita em casos mais graves. Daí a importância do diagnóstico precoce feito por um especialista.
O tratamento depende das características de cada paciente, sendo o neurocirúrgico o mais convencionalmente aceito, através de descompressão da fossa posterior.
Procure sempre um especialista em neurocirurgia.


Agende sua consulta

Center ClínicaVoltar