Malformações Arteriovenosas Cerebrais

As Malformações Arteriovenosas Cerebrais (MAVs) constituem uma comunicação anormal entre o sistema arterial e venoso encontrado em qualquer local do cérebro. Em suma, a malformação arteriovenosa é uma conexão anormal entre artérias e veias que modifica o fluxo do sangue no tecido cerebral.
A malformação arteriovenosa pode ser congênita, devido a anormalidades no processo de desenvolvimento dos capilares na terceira semana de vida intrauterina, estágio em que ocorre a organização vascular das artérias, capilares e veias, aparecendo em qualquer parte do corpo, sendo mais frequente no cérebro ou na coluna cerebral.
O paciente pode apresentar sintomas como dor de cabeça, perda de força em algum membro do corpo, crises convulsivas e alterações visuais ou de fala. A situação mais grave é o sangramento, causando hemorragia subaracnoidea.
A sua investigação é feita geralmente com tomografia de crânio – e seus achados nos levam a acreditar nesse diagnóstico, sendo solicitado uma Angiotomografia, Angiorressonância ou Arteriografia Cerebral para confirmação e análise pormenorizada.
O tratamento atual das MAVs é baseado na realização de neurocirurgia, procedimentos endovasculares ou radioterapia. Podendo ser realizado apenas uma forma de tratamento ou em conjunto, dependendo de uma série de variáveis analisadas no caso.
Procure sempre um especialista em neurocirurgia.


Agende sua consulta

Center ClínicaVoltar