A cirurgia da coluna atualmente se baseia em objetivos bem claros, descompressão dos elementos neurais como as raízes ou a própria medula espinal, estabilização em caso de comprovada instabilidade dos elementos e manutenção das curvaturas fisiológicas.

Descompressão dos elementos nervosos.

A descompressão dos elementos é geralmente a principal causa de busca do paciente. A compressão da raíz por uma hérnia de disco lombar causando forte dor, a compressão da medula espinhal na cervical causando mielopatia cervical entre outros achados são os principais motivos para a busca de atendimento, visto ser a causa da dor ou do déficit (falta de força que o paciente apresenta). Essa descompressão pode ser feita aberta ou via endoscópica.

Estabilização e fusão dos segmentos da coluna.

A estabilização dos elementos da coluna é outro objetivo quando em situações específicas. Paciente vítimas de traumatismo onde a coluna sofre uma lesão importante com fratura, ela precisa ser fixada novamente, nós chamamos isso de artrodese, as técnicas são diversas, mas todas buscam imobilizar aquele segmento utilizando parafusos, placas e hastes. Existem outras situações que exigem estabilização como as situações de neoplasia da coluna com destruição dos elementos causando instabilidade ou mesmos situações de degeneração avançada da coluna como na espondilolistese, onde uma vértebra escorrega sobre a outra causando compressão das estruturas nervosas.

   

Manutenção das curvaturas fisiológicas da coluna, utilizando conceitos de biomecânica.

Manutenção das curvas fisiológicas da coluna é o último objetivo, após uma descompressão bem realizada e instalação dos implantes de forma correta nas situações de instabilidade, a correção e manutenção dos ângulos e curvaturas da coluna lombar ou cervical são primordiais. A manutenção de curvaturas fisiológicas pode prevenir problemas futuros, como a doença do nível adjacente e dores lombares por alterações do balanço sagital. Esta avaliação é feita previamente analisando os exames de imagem e suas medidas.

Atingir todos esses objetivos no procedimento faz com que o resultado seja o mais adequado possível e leva a um nível de dor pós operatório muito menor, com resultados melhoras a curto médio e longo prazo.

Avanços futuros na cirurgia da coluna vertebral

 

Sofre com dor lombar importante e precisa de ajuda, procure um profissional devidamente habilitado, sua saúde e qualidade de vida agradecem, uma simples orientação pode mudar sua vida. Agende uma consulta.